terça-feira, 31 de julho de 2012

Sobe para 16 o número de candidaturas à CMC indeferidas


Julio Cesar Lima

Chegou a 16 o número de candidaturas fora da disputa por uma das 38 vagas na Câmara Municipal de Curitiba. Os dados são do TRE – PR divulgados no início da semana. Desde o balanço da última sexta-feira (27), três candidaturas tiveram o pedido de registro indeferido, e outros dois candidatos renunciaram.

A Justiça Eleitoral prevê que até 5 de agosto todos os registros de candidatura sejam julgados. Neste período os desistentes foram Rose Gabardo (PSDC) e Rose da Foto (PSDC).  Foram indeferidas Marcia Santos (PTC), Nilso Rodrigues (PSL) e Orley Corretor (PR), mas todas elas permitem recursos das decisões.

Com isso o número de candidatos fica em 706. Já foram negados os registros para os candidatos Leque Pinheiro (PP), Jotapê (PSC), Zeca Oliveira (PTN), Sofia Taborda (PTB) e Vilma Cristina (PMDB). Os outros desistentes foram Adelso Batista (PSC), Professora Bia da Estética (PP), Hector Vinícius (PSL), Luiz Fernando (PTB), Justiceira Sandra Terena (PRTB) e Tatiane Barros (PSC) desistiram de concorrer.

Na sexta-feira (27) também foi indeferida a candidatura à prefeitura da capital de Carlos Moraes (PTRB).

Londrinenses demitem Barbosa. Prefeito Barbosa Neto tem seus direitos políticos suspensos por oito anos


Julio Cesar Lima

Os vereadores de Londrina cassaram, ontem à noite, o mandato do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT). A sessão começou às 9 horas de ontem e o voto que cassou o mandato do prefeito foi lido durante a noite. Com a cassação, Barbosa Neto perde o direito de concorrer à reeleição no pleito deste ano.  O vice-prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) assume no lugar de Barbosa.

Ao todo, 13 vereadores votaram a favor da cassação do prefeito. Outros dois foram contra e houve três abstenções. Um parlamentar estava ausente na sessão.

O prefeito foi acusado de contratar seguranças para atuarem em rádio de sua propriedade e pagá-los com dinheiro público. A Câmara de Vereadores então instalou a CPI da Centronic para apurar as acusações.

Essa é a segunda vez que um prefeito de Londrina tem seus direitos políticos suspensos. Há 12 anos o ex-prefeito Antônio Belinati também foi retirado da Prefeitura por irregularidades administrativas.