terça-feira, 31 de julho de 2012

Sobe para 16 o número de candidaturas à CMC indeferidas


Julio Cesar Lima

Chegou a 16 o número de candidaturas fora da disputa por uma das 38 vagas na Câmara Municipal de Curitiba. Os dados são do TRE – PR divulgados no início da semana. Desde o balanço da última sexta-feira (27), três candidaturas tiveram o pedido de registro indeferido, e outros dois candidatos renunciaram.

A Justiça Eleitoral prevê que até 5 de agosto todos os registros de candidatura sejam julgados. Neste período os desistentes foram Rose Gabardo (PSDC) e Rose da Foto (PSDC).  Foram indeferidas Marcia Santos (PTC), Nilso Rodrigues (PSL) e Orley Corretor (PR), mas todas elas permitem recursos das decisões.

Com isso o número de candidatos fica em 706. Já foram negados os registros para os candidatos Leque Pinheiro (PP), Jotapê (PSC), Zeca Oliveira (PTN), Sofia Taborda (PTB) e Vilma Cristina (PMDB). Os outros desistentes foram Adelso Batista (PSC), Professora Bia da Estética (PP), Hector Vinícius (PSL), Luiz Fernando (PTB), Justiceira Sandra Terena (PRTB) e Tatiane Barros (PSC) desistiram de concorrer.

Na sexta-feira (27) também foi indeferida a candidatura à prefeitura da capital de Carlos Moraes (PTRB).

Londrinenses demitem Barbosa. Prefeito Barbosa Neto tem seus direitos políticos suspensos por oito anos


Julio Cesar Lima

Os vereadores de Londrina cassaram, ontem à noite, o mandato do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT). A sessão começou às 9 horas de ontem e o voto que cassou o mandato do prefeito foi lido durante a noite. Com a cassação, Barbosa Neto perde o direito de concorrer à reeleição no pleito deste ano.  O vice-prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) assume no lugar de Barbosa.

Ao todo, 13 vereadores votaram a favor da cassação do prefeito. Outros dois foram contra e houve três abstenções. Um parlamentar estava ausente na sessão.

O prefeito foi acusado de contratar seguranças para atuarem em rádio de sua propriedade e pagá-los com dinheiro público. A Câmara de Vereadores então instalou a CPI da Centronic para apurar as acusações.

Essa é a segunda vez que um prefeito de Londrina tem seus direitos políticos suspensos. Há 12 anos o ex-prefeito Antônio Belinati também foi retirado da Prefeitura por irregularidades administrativas.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bancada do PMDB se reúne quarta (11) com o governador Beto Richa

Redação

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa se reúne nesta quarta-feira (11) com o governador Beto Richa, segundo o deputado Caíto Quintana, que coordenou reunião da bancada na manhã de ontem.
A audiência, no Palácio Iguaçu, está programada para as 10h30. Na pauta, segundo Caíto Quintana, questões políticas em todas as regiões do Paraná.
O PMDB é o partido com o maior número parlamentares na Casa de Leis. Além de Caíto Quintana, fazem parte da bancada os deputados Waldyr Pugliesi (presidente estadual do PMDB), Alexandre Curi, Nereu Moura, Artagão Júnior, Luiz Claudio Romanelli (secretário estadual do Trabalho), Anibelli Neto, Cleiton Kielse, Ademir Bier, Teruo Kato, Luiz Eduardo Cheida, Jonas Guimarães e Stephanes Júnior.

TSE registra mais de 200 mil candidatos para as eleições

Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 213.869 pedidos de registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições municipais deste ano.

De um total de 213.869 registros, 199.372 eram pedidos de candidatos a vereador, 7.268 a prefeito e 7.229 a vice-prefeito. O estado que mais registrou pedidos de candidatura até a última atualização era São Paulo, com 59.770 registros. Alagoas é o estado com menos pedidos, 792.

Agora, o calendário eleitoral também prevê o começo da convocação dos partidos políticos e da representação das emissoras de rádio e televisão para a elaboração do plano de mídia para o horário eleitoral gratuito. A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida no dia 21 de agosto, 47 dias antes do primeiro turno da votação.

Além das estatísticas, o DivulgaCand 2012 também permite o acesso a informações prestadas pelos candidatos à Justiça Eleitoral, como declaração de bens, certidões criminais e previsão de gastos de campanha. Qualquer cidadão pode consultar o sistema por meio da página do TSE na internet, no link divulgacand2012.

sábado, 30 de junho de 2012

Comunistas do PCB lançam Guazelli à Prefeitura de Campo Magro


O advogado Rafael Guazelli foi lançado neste sábado (30) como candidato a prefeito de Campo Magro pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Guazelli terá como vice a ex-secretária de Agricultura e Meio Ambiente Sandra Ribas, do PT do B. A Coligação “Prefeito de Verdade” também conta com o PSOL na disputa. O lançamento teve a presença de cerca de 500 pessoas que também acompanharam a apresentação da chapa com 20 candidatos a vereadores.

Guazelli faz sua estreia na política, após percorrer todo o município juntamente com Sandra e destacar as precárias condições da região. “Falta tudo, desde comunicação (poucas áreas têm rede para celulares), transportes (a área rural tem ônibus regulares apenas nos finais de semana), além de problemas estruturais nas áreas da saúde e educação”.

Para melhorar as condições de vida, Guazelli propõe um governo popular. “Temos que ter audiências públicas, ouvir a população, pois isso está na minha essência, está na essência do partido comunista”, disse.

Na opinião de Sandra, o município, que tem 80% de sua área com vocação rural, deve dar atenção para os agricultores. “A agricultura familiar precisa de incentivo, de projetos e principalmente de transportes. Muitas famílias não conseguem escoar suas produções já que não há estradas com condições mínimas para se trafegar”, concluiu.

sábado, 23 de junho de 2012

Para Richa, ter governador já basta ao PSDB

Julio Cesar Lima

O governador Beto Richa disse neste sábado, que o PSDB já tem um governador, portanto se não indicar o vice para a chapa de Luciano Ducci não afetará o rumo da campanha. "Temos um governador", disse. Acompanhado do prefeito, Richa esteve no encontro do PSD neste sábado e não apontou nome algum para compor a chapa com o prefeito. Antes de ser defenestrado do partido, o ex-presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso era apontado como o nome natural, mas depois caiu em descrédito e antes de ser expulso do PSDB pediu para sair.

Ducci desconversa sobre Rubens Bueno como vice

Julio Cesar Lima

O prefeito Luciano Ducci não confirmou, mas o PPS, com Rubens Bueno, entrou firme na disputa pela vaga de vice na chapa do prefeito. "Não decidimos nada ainda. Todos nós estamos conversando, temos vários nomes, inclusive o deputado Ney Leprevost, que tem um trabalho muito bom", disse.
Nesta semana cresceu a onda Rubens Bueno em direção a Ducci. Interlocutores, porém, afirmam que o empecilho pode ser a filha de Rubens, a vereadora Renata Bueno, que diversas vezes atacou a base do prefeito na Câmara de Curitiba. "Nenhum vereador reclamou disso e acredito que a base não teria problema para tomar alguma decisão", disse Ducci.
O prefeito afirmou também, que serão adotados diversos critérios para a escolha do vice. "Estamos avaliando", desconversou, e negou que o tempo de televisão influencie a decisão. "Temos quase dez minutos de televisão, isso não afetaria nossa decisão", disse.

Kassab vem a Curitiba apoiar Ney Leprevost para vice de Ducci

Julio Cesar Lima

O PSD ratificou o apoio ao nome do deputado estadual Ney Leprevost para ser o vice na chapa do prefeito Luciano Ducci (PSB) para a disputa da Prefeitura. O partido teve um encontro neste sábado (23) que contou com o presidente nacional Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, além do presidente regional Eduardo Sciarra, o governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci. "O Ney Leprevost é um nome forte dentro do estado, sério e pode ser o vice aqui na prefeitura", disse Kassab.
O deputado afirmou que o partido não terá candidatura própria, mas manterá o apoio a Ducci, assim como na maioria das cidades. "Temos quadros para isso, mas vamos apoiar outras candidaturas e fortalecer muito o PSD", disse.

Requião promete rédea curta durante a campanha

Julio Cesar Lima

O senador Roberto Requião (PMDB), padrinho da candidatura de Rafael Greca pelo PMDB, não vai dar trégua aos companheiros que apoiarem outro candidato, principalmente o prefeito Luciano Ducci (PSB). Logo após o resultado da convenção, Requião disse que "serão enquadrados por infidelidade partidária" quem não se ajustar``a decisão do partido.

Greca será o candidato do PMDB em Curitiba


Redação 

Por 69 votos a 38, o ex-ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca (PMDB-PR) venceu a Convenção do PMDB de Curitiba, neste sábado, dia 23. Com o resultado, Greca será o candidato do PMDB, por chapa pura, à Prefeitura de Curitiba.
Na disputa interna, Greca superou o deputado estadual Reinhold Stephanes.  Durante a convenção também foi confirmada a enfermeira e militante histórica do PMDB de Curitiba, Marinalva Gonçalves da Silva, para vice de Rafael Greca. A escolha de Marinalva atende a um pedido do senador Roberto Requião, presidente municipal do partido.
Prefeitura do povo 
Logo após a divulgação da votação, Rafael Greca disse à imprensa que a campanha do PMDB será pautada por ideias inovadoras e “para devolver a Prefeitura de Curitiba à população”.
“Vou lutar para devolver a prefeitura aos seus moradores, brigar contra a terceirização e privatização da cidade e trabalhar para implantar projetos inovadores na área social, pela cultura, resgatando o urbanismo” disse Greca. E completou: “Curitiba mora no lado esquerdo do meu peito”.
Greca aproveitou ainda para agradecer o apoio dos companheiros e correligionários durante a disputa interna do partido.
“Minha candidatura acontece graças aos verdadeiros peemedebistas, que defendem um PMDB forte, unido, sem nenhuma aliança espúria ou dissonante as diretrizes do PMDB nacional. Agradeço, ainda, imensamente, o apoio do senador Roberto Requião, que acreditou na minha candidatura, no meu histórico político e no projeto do PMDB”, ressaltou.










Por 69 votos a 38, o ex-ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca (PMDB-PR) venceu a Convenção do PMDB de Curitiba, neste sábado, dia 23. Com o resultado, Greca será o candidato do PMDB, por chapa pura, à Prefeitura de Curitiba.



Na disputa interna, Greca superou o deputado estadual Renhold Stephanes.  Durante a convenção também foi confirmada a enfermeira e militante histórica do PMDB de Curitiba, Marinalva Gonçalves da Silva, para vice de Rafael Greca. A escolha de Marinalva atende a um pedido do senador Roberto Requião, presidente municipal do partido. 

Prefeitura do povo


Logo após a divulgação da votação, Rafael Greca disse à imprensa que a campanha do PMDB será pautada por ideias inovadoras e “para devolver a Prefeitura de Curitiba à população”.

“Vou lutar para devolver a prefeitura aos seus moradores, brigar contra a terceirização e privatização da cidade e trabalhar para implantar projetos inovadores na área social, pela cultura, resgatando o urbanismo” disse Greca. E completou: “Curitiba mora no lado esquerdo do meu peito”.



Greca aproveitou ainda para agradecer o apoio dos companheiros e correligionários durante a disputa interna do partido.

“Minha candidatura acontece graças aos verdadeiros peemedebistas, que defendem um PMDB forte, unido, sem nenhuma aliança espúria ou dissonante as diretrizes do PMDB nacional. Agradeço, ainda, imensamente, o apoio do senador Roberto Requião, que acreditou na minha candidatura, no meu histórico político e no projeto do PMDB”, ressaltou.




domingo, 17 de junho de 2012

Indígenas recebem comida estraga durante a Cúpula dos Povos

Agência Brasil

Depois de passar o dia à base de pão com mortadela, os índios da etnia Pataxó, da Bahia, que participam da Cúpula dos Povos, esperavam ter um jantar mais saudável no Acampamento Terra Livre, instalado no Sambódromo, no centro da cidade. Eles tiveram que recorrer ao sanduíche porque as quentinhas servidas no almoço de domingo (17), pela organização do evento para representantes de cerca de 15 etnias estavam estragadas.
A denúncia foi feita durante um debate sobre soberania alimentar, no Aterro do Flamengo, durante evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Os índios receberam as marmitas com arroz, macarrão, feijão e carne estragados, que foram  recusadas imediatamente pelas lideranças. Não há relatos de doentes.
Da etnia Yanomami, o índio Kopenão, de Roraima, disse que ficou indignado ao receber a marmita com alimentos podres. “Não é comida para cachorro, é comida contaminada que se dá para os indígenas”, reclamou. “Somos seres humanos. Nem animal comia aquilo”. Segundo ele, a carne estava ruim e dava para sentir o cheiro ao abrir a quentinha. “Vimos na hora”, completou.
Liderança da Aldeia Guaxuma, de Porto Seguro (BA), Mucaxo Pataxó também estava entre os que receberam o almoço estragado. “Não comi porque dava para reconhecer. Como representante dos nossos parentes aqui, na hora vi a comida não dava para comer e devolvi. A gente tem costume de coisa boa, apesar de ser índio. Por que tratam a gente assim?”
Se dizendo muito aborrecido, o representante da etnia Xerente, Srewe, de Tocantins, um dos que participou do protesto durante a tarde, contou que foi preciso interromper o debate para relatar a grave situação. “Desde ontem (16) já tinha reclamação que a comida não era de qualidade. Hoje, infelizmente, os povos indígenas não aguentaram. Não estamos acostumados a isso."
Responsável pelo Acampamento Terra Livre, inaugurado para 1,7  mil índios na última sexta-feira (15), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) informou que suspendeu o contrato com a empresa fornecedora do almoço. Para o jantar de domingo, e para as demais refeições até dia 22, outra empresa foi contratada às pressas.

Greve nas federais atinge 40 mil servidores

Agência Brasil

A greve dos professores das universidades federais completou um mês sem nenhuma perspectiva para o fim do movimento. O Ministério do Planejamento prometeu apresentar na próxima terça-feira (12) uma proposta para o plano de carreira dos docentes. Contudo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) avalia que a greve não será encerrada, mesmo se a proposta for considerada boa.
“Esperamos que o governo pare de enrolar e apresente uma proposta concreta. Esperamos que haja algo objetivo para que, a partir daí, possamos iniciar um processo de negociação. O fim da greve sequer está na nossa pauta”, disse à Agência Brasil o primeiro-vice-presidente da Andes, Luiz Henrique Schuch.
Segundo ele, apesar dos transtornos causados pela greve, o movimento tem recebido apoio da sociedade. “Temos recebido uma resposta de acolhimento por parte da sociedade. Esse é um movimento vitorioso porque a sociedade não se engana mais com discursos vazios. A sociedade está percebendo que a pior crise do país é a da falta de políticas públicas para a educação”, argumentou Schuch.
A greve já atinge 55 instituições federais de ensino em todo o país. Também em busca da reestruturação de carreira, os servidores vinculados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) anunciaram greve geral a partir de segunda, entre docentes e técnicos. A paralisação deve atingir 40 mil servidores.

sábado, 16 de junho de 2012

Ministra do TST critica preconceito contra sindicatos

Julio Cesar Lima 

A ministra do TST, Delaíde Alves Miranda Arantes, disse que muitos colegas do Judiciário julgam questões sindicais sem a devida análise de cada caso. Segundo ela, existem sindicatos que não cumprem de forma satisfatória seu papel de representatividade, mas eles são exceções. “Acontece que não podemos transformar o que é exceção em regra, mas é isso que tem acontecido”, afirmou.

Delaíde participou na sexta (15), em Curitiba, do seminário “Sindicalismo Livre e Forte”, onde comentou mais aspectos da relação do Judiciário com o movimento sindical. “Ao contrário de algumas pessoas que ocupam cargos e falar para esquecer o que escreveram, eu sempre fui coerente com as coisas que escrevi e acreditei. Por isso, penso que é necessário um grande movimento da sociedade civil junto ao movimento sindical”, disse.

Pela manhã, o ex-ministro Sepúlveda Pertence abriu a programação. Segundo ele, existe uma tentativa flagrante de intimidação ao movimento sindical. “Tentam implantar aqui uma fórmula que já ficou comprovada    que não funciona. Um pluralismo sindical que na verdade visa enfraquecer os sindicatos”, concluiu.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Senador critica ingerência do MP do Trabalho nas questões sindicais

Julio Cesar Lima 

O senador gaúcho Paulo Paim (PT-RS) não poupou de críticas as tentativas do Ministério Público do Trabalho e também entidades estatais que têm, segundo ele, intimidado o movimento sindical por meio de decisões polêmicas e favoráveis ao fim da contribuição assistencial, o que fragilizaria a estrutura dos sindicatos.

“Alguém questiona quando o empresariado contribui em suas associações, ou quando um advogado contribui com a sua entidade. Da mesma forma, quem mais entende da classe trabalhadora é movimento sindical. Com todo respeito ao Ministério Público do Trabalho, mas estão atacando as entidades sindicais”, afirmou.

Paim participou na noite de quinta-feira (14), da abertura do Seminário “Sindicalismo Livre e Forte”, em Curitiba (PR), onde dezenas de entidades representantes dos trabalhadores debatem a investida do governo federal e do Poder Judiciário contra a contribuição assistencial, além de outras práticas que enfraquecem a organização das categorias.

“O MP é atuante em diversas áreas, mas deixem o movimento sindical em paz que ele vai se entender com o seu trabalhador!”, reclamou.

Para o coordenador geral das federações de trabalhadores do Paraná, Wilson Pereira, há falta de liberdade sindical. “Queremos a liberdade, não essa intimidação que está acontecendo. A quem isso interessa?, essa é a nossa pergunta”, afirmou.

O encontro continuou nesta sexta-feira (15), com palestras do ministro Sepúlveda Pertence, dos desembargadores José Carlos Arouca (TRT-SP), Luiz Eduardo Gunther (TRT-PR) e Delaíde Alves Miranda Arantes, ministra do TST.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Curitiba vai sediar debate sobre o movimento sindical

Julio Cesar Lima 

Curitiba sedia nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba (PR), o seminário "Sindicalismo Livre e Sem Interferência Estatal: Valorização das Negociações Coletivas e o Respeito ao Sindicalismo e o Seu sistema de Custeio", para debater a ingerência do Estado no papel dos sindicatos e as tendências apontadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O evento contará com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS), o ex-ministro Sepúlveda Pertence, os desembargadores José Carlos Arouca (TRT-SP) e Luiz Eduardo Ghunter (TRT-PR), a ministra do TST, Delaíde Alves de Miranda Arantes, além de juristas e lideranças sindicais.   

O senador Paulo Paim abrirá o evento, às 19 horas, com apalestra: "Os desafios no Poder Legislativo e a necessidade de custeio das entidades sindicais" (veja quadro com a programação).

 Segundo o advogado trabalhista e professor da UFPR, Sandro Lunard, o fim do imposto sindical, apregoado por parcela do movimento sindical deve ser debatida entre todos os componentes do movimento sindical."É necessário observar as opiniões e ponderações de todas as demais parcelas do movimento sindical", disse.

Para Lunard, se o sindicato é o responsável pela negociação, é justo que possa impor contribuições financeiras aos beneficiados. "O quenão é justo, porém, é que algumas decisões judiciais e alguns setores do Ministério Público interfiram no processo negocial limitando o que o sindicato deve ou não fazer", afirmou.

O seminário terá a participação da Central Única dos Trabalhadores(CUT), a NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), Força Sindical,Central Geral dos Trabalhadores e a União Geral dos Trabalhadores. 

SERVIÇO



Seminário: "Sindicalismo livre e sem interferência estatal: valorização das negociações coletivas e o respeito ao sindicalismo e o seu sistema de custeio"

Local: Centro de Eventos da FIEP.

Endereço: Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres),1341, Jardim Botânico,Curitiba (PR).

Horários: 19 horas (dia 14), 9 horas (dia 15)

Inscrição e Informações – www.cftpr.org.br/seminario 

Programação

“Sindicalismo Livre e Sem Interferência Estatal: Valorização das Negociações Coletivas e o Respeito ao Sindicalismo e seu Sistema de Custeio”



14 DE JUNHO

19:00 – Cerimônia de Abertura

Composição Da Mesa Com Autoridades e Parlamentares Convidados.Coordenação: CFT/PR, FST/PR E FST Nacional

Vídeo Institucional – Ações Sindicais

20:30 – Palestra:

“Os Desafios No Poder Legislativo e a Necessidade de Custeio das Entidades Sindicais” – Senador Paulo Paim



21:30 – Coquetel – Lançamento de Livro



15 De Junho

9:00 – Conferência De Abertura

“Contribuição Assistencial Nos Instrumentos Coletivos De Trabalho:  A Jurisprudência Do STF” – Ex Ministro Sepúlveda Pertence

10:00 – Intervalo

10:15 – Mesa Redonda

“Estratégias Jurídicas Para o Enfrentamento da Intervenção Estatal nas Contribuições aos Sindicatos”

- José Carlos Arouca – Advogado e Desembargador do TRT/SP

- Luiz Eduardo Gunther – Professor e Desembargador Do TRT– PR

12:00 – Painel  Livre

Apresentação de Denúncias Pelas Entidades Sindicais de Ato Antissindical Promovido por Entes Estatais.

14:00 – Debate

“A Controvérsia Da Cláusula Assistencial E Seu Direito De Oposição: Entre a Universalidade do Instrumento Coletivo e os Limites do PN 119 E Oj 17 Do TST”

- Delaíde Alves De Miranda Arantes – Ministra Do TST

- Edésio Passos – Advogado Trabalhista

15:30 – Intervalo

15:45 – Painel

O Caso 2739: A Denúncia Do Brasil Na OIT – A Posição Política das Centrais:

NCST - CTB - CGTB - CUT- FS - UGT

16:30 – Painel  Internacional

Tema: “O Ato Antissindical Praticado Por Ente Estatal Intervindo Na Negociação Coletiva E O Direito De Resistência Obreiro”.

- Marcio Tulio Vianna – Professor da PUC/MG, Desembargador do TRT/MG



17:30 – Encerramento – Leitura da Carta de Curitiba



Informações para a Imprensa

Julio Cesar Lima

DRT-SP -21091

41-9680.3277

 Zé Roberto Alves

DRT-PR – 2360

41-9647.3513

Vicente Silva

Presidente da Coordenação Federativa de Trabalhadores/PR

41-3352.2754 e 41 9968.9700

Continuam em estado crítico sobreviventes da tragédia na BR-277

Julio Cesar Lima

Continuam internados em estado grave no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava (PR), os dois únicos sobreviventes do acidente ocorrido às 3 horas de terça-feira no quilômetro 482 da rodovia BR-277, em Nova Laranjeiras, que deixou 15 pessoas mortas.

Segundo a assessoria, até o início da noite, Odineu Luiz Gonçalves, de 25 anos, e Vladimir Fernandes, de 15, moradores de Ponta Grossa (PR), permaneciam na UTI do hospital sob risco de morte. Os corpos dos mortos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel (PR).

A tragédia envolveu um caminhão modelo Volkswagen com placas de São Paulo e uma van da empresa SVR de Castro, com 15 passageiros. O motorista do caminhão, José Antônio Timóteo da Silva, morreu a caminho do hospital e Sergio da Rosa, que dirigia a van, morreu no instante da batida. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão seguia na direção de Foz do Iguaçu para Curitiba e invadiu a pista contrária. Por causa do acidente, a pista chegou a ficar interditada por cerca de oito horas.
Logo após o acidente, porém, a polícia descobriu que o caminhão não transportava apenas madeira, mas também maconha e objetos contrabandeados, muitos deles colocados entre as toras de madeira. Alguns dos objetos foram saqueados por índios que vivem na aldeia Rio das Cobras, na região de Guaraniaçu. Já a maconha - segundo levantamento preliminar eram cerca de 300 quilos - foi levada para o posto policial. No meio da tarde, representantes da Funai estiveram reunidos com os chefes indígenas e grande parte da mercadoria foi devolvida.o a lista oficial divulgada pelo IML de Cascavel morreram: Bernadete Prestes da Silva, Marta Ivonete Favarin Silva, Raquel Souza de Almeida, Milton Everson Lopes, Valdecir Rodrigues, Carlos Francisco Zaremba, Mizael Oliveira Silva, Jonathan Alves Gonzaga, Oséias Alves da Silva, Fernando Rodrigo Fernandes Lopes, José Ari Callaça,Jhonathan dos Santos Amâncio, Cleverson da Rosa, Daniel Rodrigo Fernandes e José Antonio Timóteo da Silva.

domingo, 27 de maio de 2012

Requião volta a defender Greca e sinaliza 2014

 Bem Paraná

Apesar da pressão da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, o senador e presidente do partido em Curitiba, Roberto Requião, sinalizou que não só pretende manter o apoio à pré-candidatura de Rafael Greca à prefeitura da Capital, como espera usar as eleições municipais deste ano como “trampolim” para tentar voltar ao Palácio Iguaçu em 2014. Em uma série de declarações postadas pelo twitter, Requião também deixou clara a intenção de resistir à ação da ala peemedebista que defende o apoio à reeleição do atual prefeito Luciano Ducci (PSB).
“O PMDB que pensa em 2014 me acompanha na candidatura própria em Curitiba”, afirmou, mostrando que as articulações para as eleições municipais estão diretamente ligadas ao futuro da legenda na disputa pelo poder no Estado daqui a dois anos. “Os adesistas que não querem candidatura própria em Curitiba, antecipam suas posições em 2014, ao governo”, avaliou.

Com medo do mensalão, Lula pressiona STF



Congresso em Foco

O ex-ministro da Defesa e do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim negou que o ex-presidente Lula tenha pedido ao ministro do STF Gilmar Mendes para que adiasse o julgamento do mensalão. Em entrevista à revista Veja, Mendes disse que, no escritório de Jobim, Lula lhe pediu para adiar a análise do processo e ainda insinuou que poderia proteger o ministro do STF de eventual investigação da CPI do Cachoeira, controlada pela maioria governista no Congresso.
Em entrevista à Veja, ele afirmou não ter presenciado toda a conversa. Disse que, nos trechos dos quais participou, o diálogo entre Lula e Mendes transcorreu em tom amigável.
Mas, em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, Jobim disse que Lula e Mendes não ficaram sozinhos e os dois nem mesmo conversaram a sós na copa do escritório, como relatou o ex-ministro do STF à Veja. “O tempo todo foi dentro da minha sala, o Lula saiu antes, durante todo o tempo nós ficamos juntos”, afirmou ex-ministro da Defesa. “O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá.”
Jobim ainda disse que, durante a conversa, o tema do mensalão ou da CPI não foi abordado. “De forma nenhuma, não se falou disso”, contou Jobim ao Estadão.
Inconveniente eleitoral
De acordo com o relato de Mendes à Veja, Lula disse que não seria bom julgar o mensalão em meio às eleições municipais. “É inconveniente julgar esse processo agora”, teria dito Lula, segundo o ministro do Supremo.
O ex-presidente lembrou a Mendes que o governo tem a maioria na CPI do Cachoeira e que poderia protegê-lo de eventuais investigações sobre uma viagem dele a Berlim, ainda de acordo com o relato do ministro do STF. Na capital da Alemanha, supõe-se que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), um dos principais alvos da comissão de inquérito por ser ligado ao bicheiro Carlos Augusto Ramos.


Paulo Paim tenta emplacar o fim do voto secreto para cassações


Redação

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que será debatida nos próximos dias, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de sua autoria, que estabelece o voto aberto nos casos de aprovação ou exoneração de autoridades; perda de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais a projetos de lei.
”Eu não entendo, em plena democracia, nós ainda estarmos votando secretamente. E por isso é que continuo insistindo na importância de acabarmos com o voto secreto”, afirmou.
Já aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa, para inclusão na ordem do dia. Paim disse que as redes sociais estão trabalhando muito bem ao fazer a divulgação da proposta.
Paim disse que fez um estudo sobre o voto secreto e concluiu que essa modalidade não se encontra mais presente na maioria dos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Dinamarca. Ele lembrou ainda que a proposta foi aprovada por unanimidade na CCJ.

Briga entre quilombolas e Forças Armadas é tema de encontro



Agência Brasil

Para dar visibilidade a violações de direitos de comunidades quilombolas em conflito com as Forças Armadas, o tema será levado à Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Rio+20, em junho. A disputa nasce da ocupação tradicional de áreas de interesse militar na Bahia, no Rio de Janeiro e Maranhão.
De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra), o impasse é um entrave para emissão de títulos de propriedade para as comunidades Marambaia (RJ) e Rio dos Macacos (BA), que convivem com bases da Marinha, e Alcântara (MA), onde a Aeronáutica tem uma base de lançamento de foguetes.
A dificuldade de conciliar direitos de remanescentes de quilombos com interesses das Forças Armadas paralisa a regularização das terras. De outro lado, as comunidades denunciam que sofrem invasão de domicílio, ameaça a lideranças e outros atos de violência.
Cerca de 800 lideranças vindas de todo o país prometem reforçar, durante o encontro paralelo à Rio+20, as denúncias e cobrar do poder público uma solução para pôr fim a anos de conflitos.
O andamento dos processos depende de acordo no âmbito da  Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão criou câmaras de conciliação com o Incra e as Forças Armadas  para encontrar um consenso, de modo a garantir o título de posse das terras ocupadas pelas comunidades, assegurando espaço suficiente para a sobrevivência cultural e econômica.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

População vai saber o salário de todos servidores da Alep

Gazeta do Povo

A Assembleia Legislativa do Paraná anunciou nesta quarta-feira (23) publicará todos os salários de todos os servidores da Casa. O anúncio foi feito pelo presidente da Alep, o deputado Valdir Rossoni (PSDB). Além disso, foi estabelecido um teto para remuneração de funcionários comissionados dos gabinetes dos deputados.
Segundo Rossoni, a remuneração de cada servidor será anunciada em conjunto com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado e o Tribunal de Contas, para “garantir a sintonia entre os poderes”. Os valores serão divulgados no Portal de Transparência da Casa. A publicação dos salários, segundo Rossoni, depende apenas de ajustes técnicos.

CCJ aprova emendas para a Ficha Limpa

Agência Brasil

A nova Ficha Limpa deve acabar com as pretensões de condenados pela Justiça em segunda instância e até profissionais cassados por conselhos profissionais, como o de medicina; de assumir cargos em comissão no serviço público. Esses cargos são aqueles preenchidos por nomeação de prefeitos, ministros, parlamentares e Presidente da República, sem a necessidade de aprovação em concurso público.
Na quarta-feira (23), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2012), de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT) que proíbe o provimento, a investidura e o exercício nestes cargos e funções de brasileiros enquadrados na inelegibilidade da Ficha Limpa por atos de improbidade administrativa.

Em Alagoas, prefeito despacha dentro da prisão

Portal Terra 

O prefeito da cidade de Rio Largo (distante 25 km de Maceió), Toninho Lins (PSB), que está preso por corrupção, vai despachar de dentro da prisão. Segundo o advogado de Lins, Marcelo Brabo Magalhães, o prefeito tem 15 dias para conseguir habeas-corpus antes que a vice-prefeita, Maria de Fátima, entre na Justiça para assumir o cargo.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Genivaldo Holanda Cavalcante, disse que prepara os papéis para o prefeito assinar dentro da prisão. A brecha jurídica é garantida pela lei orgânica de Rio Largo: o gestor pode ficar afastado do cargo por até 15 dias, sem necessidade de autorização da Câmara. Na última quinta-feira, todos os vereadores foram presos, também acusados de corrupção.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Partido Verde decide apoiar Gustavo Fruet

Julio Cesar Lima

O Partido Verde decidiu nesta tarde (18) apoiar o candidato do PDT, Gustavo Fruet, à Prefeitura de Curitiba.  O PV junta-se ao PT, que há duas semanas atrás decidiu pelo apoio ao ex-tucano. Segundo o vereador Paulo Salamuni, o partido poderá indicar até o nome para compor a chapa, ainda que seja difícil essa situação. “Não falamos sobre isso, mas se necessário temos condições de indicar”, disse.  Salamuni afirmou também que a base do acordo prevê igualdade na chapa proporcional. “Cada partido terá sua parcela de indicações e dessa forma poderemos também manter o fortalecimento do PV não apenas em Curitiba, mas em todo o estado”, disse.

Logo após a oficialização, Fruet agradeceu a confiança do Partido Verde (PV). “É uma grande honra ter o apoio do Partido Verde. É uma contribuição imensa na construção de um plano de governo para uma cidade mais sustentável. Não se trata apenas de tempo de televisão, mas de ideologia. Houve um diálogo intenso nas últimas semanas e a aliança foi construída com maturidade. A adesão do PV aumenta ainda mais nossa responsabilidade”.

Antes de optar pelo apoio a Fruet, o PV ouviu os pré-candidatos Rafael Greca, Luciano Ducci e Ratinho Júnior.

Censura à imprensa em Campo Magro. Blog do Mozilli é intimado por prefeito

Julio Cesar Lima

http://www.mozzilli.com/?p=443

Prefeito de Campo Magro, José Pase, tenta intimidar jornalista que mantém blog independente.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cachoeira se livra de depoimento para a CPMI

G1
 
O ministro do STF, Celso de Mello decidiu na noite de ontem (14), ao julgar pedido da defesa de Carlinhos Cachoeira, suspender o depoimento do bicheiro à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações dele com políticos e autoridades. O depoimento estava marcado para as 14 h desta terça (15). Cachoeira está preso no complexo da Papuda, em Brasília.
O habeas corpus impetrado pelos advogados de Cachoeira questionava decisão do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), de negar acesso da defesa aos documentos da comissão antes do depoimento.
Em razão da negativa da CPI, o advogado Márcio Thomaz Bastos pediu ao Supremo que o depoimento fosse adiado, a fim de que Cachoeira não fosse "compelido, antes de ter ciência das provas a ele vinculadas, a permanecer em silêncio contra seus legítimos interesses, ou a apresentar versão sobre fatos e provas que não conhece apropriadamente", conforme o texto.

Deputado Francischini diz que Cachoeira poderia revelar coisas que "poucos imaginam"

Julio Cesar Lima
O deputado federal Fernando Francischini (PSDB) disse no final de semana, durante evento em Fazenda Rio Grande, que o depoimento de Carlinhos Cachoeira previsto para esta semana, mas que foi adiado, deve trazer novidades à tona. "Podemos ter revelações que poucas pessoas imaginam. Vamos aguardar os fatos, não podemos adiantar nada, mas podem vir à tona muitas coisas", disse.

MP pede bloqueio de R$ 213 milhões da Alep


Gazeta do Povo
O Ministério Público do Paraná (MP) entrou com mais uma ação de improbidade administrativa envolvendo a contratação irregular de funcionários da Assembleia Legislativa. Os promotores pedem o bloqueio de R$ 213,2 milhões para garantir o ressarcimento de R$ 25,5 milhões (em valores atualizados) que teriam sido pagos indevidamente pela Assembleia para dez fantasmas da Casa, além do pagamento de eventual multa.
O MP responsabiliza o ex-presidente da Casa Nelson Justus (DEM) e o ex-primeiro secretário Alexandre Curi (PMDB) pelas contratações irregulares. Além dos dois deputados, também são responsabilizados pelo MP o ex-diretor geral da Assembleia Abib Miguel, o ex-diretor administrativo José Ary Nassiff e o ex-diretor de pessoal Cláudio Marques da Silva.
Na ação, além de pedir o ressarcimento aos cofres públicos, o MP também requer a condenação dos cinco pela prática de ato de improbidade administrativa. Neste caso, as sanções podem variar da perda do cargo público até a suspensão dos direitos políticos por até dez anos.

Câmara libera mais R$ 25 milhões para Ducci sem discussão


Redação

Sem discussão alguma, os vereadores de Curitiba aprovaram, em menos de três minutos, todos os projetos que estavam na Ordem do Dia de ontem (14) inclusive o que autoriza o prefeito Luciano Ducci (PSB) a gastar mais R$ 25 milhões em asfalto em ano eleitoral. Com mais este “cheque em branco”, até o fim do ano, ele deverá ter gasto pelo menos R$ 155 milhões em recuperação de vias (inclusive de ruas de bairros centrais que não precisariam de asfalto novo, enquanto há várias, na periferia, que não possuem nem antipó).
Com o recurso extra, a Prefeitura alega que pretende recuperar cerca de 130 km de vias públicas. Mas em nenhum momento especifica quais são essas ruas.
Os recursos não estavam previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e muito menos na Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com levantamento realizado pelo mandato da vereadora Professora Josete (PT), com a aprovação de mais este crédito, até o fim de 2012, o prefeito Luciano Ducci (PSB) terá gasto pelo menos R$ 155 milhões em asfalto.

domingo, 13 de maio de 2012

Partido Verde decide sua posição em Curitiba na sexta-feira

Redação

Na próxima sexta-feira (18), a Executiva municipal do Partido Verde de Curitiba se reúne para homologar e anunciar a posição do partido sobre a eleição na capital: candidatura própria e chapa pura de vereadores ou se faz coligação tanto na majoritária quanto na proporcional.
“Será uma decisão colegiada que levará em conta primeiro o que é melhor para a cidade de Curitiba e depois para a chapa de vereadores verdes”, afirmou a presidente estadual, deputada federal Rosane Ferreira. No último mês, o Partido Verde foi procurado pelos principais pré-candidatos à prefeitura de Curitiba: Rafael Greca (PMDB), Gustavo Fruet (PDT), Ratinho Junior (PSC) e o prefeito Luciano Ducci (PSB).
Em todos os encontros, a Executiva verde sempre deixou claro que a prioridade é a eleição proporcional, pois a meta é reeleger os dois atuais vereadores, Aladim Luciano e Paulo Salamuni, e conquistar pelo menos mais duas cadeiras. “Qualquer decisão passa por essa prioridade”, enfatizou Rosane Ferreira.
Durante a reunião, todos fizeram suas ponderações. O presidente municipal do PV de Curitiba, deputado estadual Roberto Aciolli, acredita que o PV de Curitiba seguirá unido, qualquer que seja a decisão. “A executiva municipal está trabalhando em conjunto para construir uma decisão que nos mantenha juntos, seja por candidatura própria, seja por este ou aquele candidato majoritário”, assinalou Aciolli.

Câmara pode liberar até R$ 25 milhões a mais para a Prefeitura

Redação

Será votado nesta segunda-feira (14), em primeiro turno, na Câmara Municipal de Curitiba, o crédito adicional especial que poderá destinar mais R$ 25 milhões para a recuperação de pavimentação em diversas ruas de Curitiba. Com o recurso extra, a Prefeitura pretende recuperar cerca de 130 km de vias públicas. Os recursos, que devem ser aplicados às vésperas da eleição deste ano, não estavam previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e muito menos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo o levantamento realizado pela vereadora Professora Josete (PT), com a aprovação de mais este crédito, até o fim de 2012, o prefeito Luciano Ducci (PSB) terá gasto pelo menos R$ 155 milhões em obras de asfaltamento.
Conforme a vereadora, com a aprovação deste crédito, nos quatro primeiros meses deste ano, o chefe do Poder Executivo terá aumentado os recursos para obras de pavimentação em aproximadamente 50%. É que somando todos os recursos relocados por meio de créditos adicionais especiais e suplementares enviados à Câmara Municipal de Curitiba, os quais foram todos aprovados até agora, chega-se ao montante de R$ 50 milhões destinados à pavimentação somente nos primeiros quatro meses de 2012. Considerando o que já estava previsto na LOA 2012, os valores ultrapassarão os R$ 155 milhões.

Cheque em branco - O projeto apresenta, apenas, o número de quilômetros por regional da cidade a serem recuperados. O correto seria que fossem apresentados os nomes das ruas e a metragem por trecho. Sem essas informações, é impossível saber, ao certo, a real destinação de montantes tão significativos, ciência que deveria ser obrigatória ao Legislativo Municipal. Em outras palavras, o projeto é um verdadeiro cheque em branco para o prefeito.


Guerrón perde pênalti e Coritiba ganha o tricampeonato paranaense

Julio Cesar Lima
O artilheiro do Atlético, Guerrón, perdeu sua cobrança de penalidade e deu o tricampeonato paranaense ao Coritiba, o 36º estadual, que bateu o Rubro-Negro por 5 a 4 nas penalidades após o empate por 0 a 0 no tempo normal. A partida foi muito disputada no meio de campo, sem as duas equipes mostrarem criatividade, sem exigir grandes esforços dos goleiros. Com exceção de Guerrón, Alan Bahia, Deivid, Zezinho e Liguera acertaram para o Atlético, enquanto Lincoln, Roberto, Junior Urso, Everton Costa e Everton Ribeiro, que marcou o gol decisivo. “É muito bom ouvir a torcida gritar seu nome na final de campeonato e espero ainda dar mais alegrias para ela”, disse Ribeiro.
No primeiro tempo o Atlético chegou a levar mais perigo ao gol Coxa - que jogava em seu estádio, o Couto Pereira praticamente lotado - principalmente pelo lado direito, onde Guerrón encontrava facilidade para penetrar.
O jogo ganhou um pouco mais de emoção na segunda etapa, com os dois times um pouco mais abertos. Apesar disso, o goleiro Rodolfo foi pouco exigido.
Com a decisão indo para as penalidades brilhou a estrela de Vanderlei, que defendeu uma cobrança de Guerrón, que chutou fraco, no meio do gol e facilitou o trabalho do goleiro.
Na opinião de Marcelo Oliveira,o título foi merecido pelo que apresentou a equipe. “O jogo emocionante, eles chegaram com perigo no primeiro tempo, mas depois nós equilibramos isso.Foi um trabalho muito difícil, tivemos lesões em jogadores importantes, mas sempre acreditei”, afirmou Oliveira.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Conselho de Ética aprova abertura de processo disciplinar contra Demóstenes


Julio Cesar Lima

Acaba de ser aprovada por unanimidade (16 votos), no Conselho de Ética do Senado, em Brasília (DF), a abertura de um processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres por causa de sua ligação com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Com isso, Demóstenes pode até perder o mandato.

Agora, a decisão passará pela CCJ e depois seguirá para o plenário, onde há a possibilidade do senador ser julgado pelos 81 parlamentares que compõem a Casa.


Para líder tucano, Derosso foi "sábio" ao sair do PSDB


Julio Cesar Lima
O vereador Emerson Prado, líder do PSDB na CMC, disse em entrevista à BandNews que o ex-presidente da CMC, João Cláudio Derosso foi “sábio” em sua decisão de pedir a desfiliação do partido. “Ele seria expulso, o partido já estava pronto para essa decisão”, disse Prado, confirmando que a reunião marcada para a noite de segunda-feira seria a última de Derosso como tucano.

Não precisou. Ele mesmo escreveu uma carta com pedido de desfiliação. “O partido assumiu algumas posturas, todas querendo mudanças em coisas que não deveriam ter acontecido. Estamos vivendo um novo momento”, disse.

Sobre a possibilidade do suplente Edson do Parolin assumir a vaga de Derosso, o líder tucano não quis se antecipar. “Precisamos saber qual será a posição dele (Parolin) em relação a isso. Não conversamos ainda”, concluiu.

Férias forçadas para quem reinou 15 anos na Câmara de Vereadores

Julio Cesar Lima
O ex-presidente da Câmara de Vereadores, João Cláudio Derosso (ex-PSDB) (foto), se desfiliou ontem do PSDB e deve ficar no "estaleiro" por tempo indeterminado, sem disputar eleições pelos próximos anos. Para piorar ainda mais a situação, ele deve continuar a responder na Justiça sobre as prováveis irregularidades administrativas durante os 15 anos com que governou a CMC.
A situação de Derosso vinha ficando insustentável dentro do partido e, em oposição ao que tentava demonstrar nas sessões da CMC, foi perdendo apoio dentro do partido dia após dia. Ontem houve o desfecho aguardado.
Em entrevista ao site, uma semana antes de começar seu inferno astral, Derosso chegou a comentar, em evento no TCE, que estava pronto para ser o vice em uma chapa encabeçada por Luciano Ducci (PSB).

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sindicato dos Motoristas e Cobradores apoia candidatura de Ratinho Jr.

Julio Cesar Lima

O pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, Ratinho Jr. (PSC) confirmou pelo twitter que recebeu o apoio do Sindimoc, que defende os interesses dos motoristas e cobradores de ônibus, para a sua candidatura. "Quero agradecer o SINDIMOC, sind. dos motoristas e cobradores de Curitiba pelo anuncio de apoio a Nossa pré-campanha de Curitiba...", disse Ratinho.

O Sindimoc move uma ação contra o vereador Denilson Pires (DEM), ex-presidente da entidade, por irregularidades administrativas.

PT e PC do B discutem alianças nas cidades paranaenses


Redação

O presidente do PT Paraná, deputado Enio Verri, e o deputado federal André Vargas, participaram nesta segunda-feira, 7, em Curitiba, de uma reunião com o presidente estadual do PCdoB, Chico Brasileiro, para debater a construção de alianças entre os dois partidos nas principais cidades do Estado para a disputa eleitoral de outubro.

"Foi uma reunião para acentuar a relação e aprofundarmos o diálogo sobre alianças entre PT e PCdoB nas maiores cidades do Paraná, em especial Foz do Iguaçu", contou o presidente do PT.

Verri destacou a maturidade que os dois partidos demonstram no amplo diálogo em busca de entendimentos para construir forças visando as eleições municipais. "É fundamental valorizar o diálogo na construção política, com reuniões com todas as instâncias partidárias, para as tomadas decisões", afirmou Verri.

Também estiveram presentes o secretário de Finanças do PT/PR, Zeno Minuzzo, o coordenador do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), Florisvaldo de Souza, o secretário de Juventude do PT/PR, Carlos Emar Mariucci Júnior além dos membros da Executiva Estadual do PCdoB, Zenir Teixeira, Madson Oliveiras e Cláudio Padilha.

domingo, 6 de maio de 2012

Atlético vira, mas permite empate do Coritiba na decisão do estadual

Julio Cesar Lima
 

Em uma partida movimenta na segunda etapa, quando as duas equipes buscaram a vitória, Atlético Paranaense e Coritiba empataram no primeiro confronto da decisão do campeonato estadual. O Coritiba abriu o placar aos 19 minutos de jogo, com Everton Ribeiro, mas permitiu a virada com Bruno Mineiro, aos 24 e depois Liguera, aos 10 minutos da etapa final. Anderson Aquino, ex-Atlético, empatou o jogo aos 35 minutos finais. Na próxima semana, as duas equipes voltam se enfrentar para definir o título.

As duas equipes começaram de maneira cautelosa, apesar do time comandado por Carrasco entrar com apenas ummarcador em seu meio de campo. Com isso, o Coritiba mantinha posse de bola e abriu o placar com Everton Ribeiro, aos 19, que avançou sem marcação e chutou forte, sem chances de defesa para Vinícius.

O gol fez com que o Atlético apertasse um pouco mais a marcação, e aos 24, Bruno Mineiro empatou após uma falha da zaga do Coritiba.

Na segunda etapa, as duas equipes iniciaram o jogo em busca do desempate. Logo aos 10, Liguera aproveitou uma falha do goleiro Vanderlei, que soltou uma bola fácil em chute de Ricardinho, e virou o placar.

Depois do gol, o Atlético ainda teve um pênalti não marcado em Renan Teixeira. Apesar das reclamações o jogo prosseguiu e em um contra-ataque, Marcel tocou para Anderson Aquino, aos 35 minutos, empatar, com um chute no canto direito de Vinícius.

Para Paulo Baier, nada está decidido. "É 50% contra 50% , vamos manter o mesmo ritmo e fazer a decisão em igualdade", disse Baier.

 

Atlético-PR

Vinícius; Pablo, Manoel, Bruno Costa e Héracles; Deivid, Liguera (Renan Teixeira), Paulo Baier e Bruno Mineiro; Bruno Furlan (Taiberson) e Ricardinho (Zezinho). Técnico: Juan Carrasco

 

Coritiba

Vanderlei; Gil, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Júnior Urso (Marcel), Tcheco, Lincoln (Renan Oliveira) e Djair (Anderson Aquino); Everton Ribeiro e Roberto. Técnico: Marcelo Oliveira

 

Árbitro: Evandro Rogério Roman

Estádio: Vila Capanema, em Curitiba (PR)

Gols: Everton Ribeiro, 19 minutos e e Bruno Mineiro, aos 24 minutos do primeiro tempo; Liguera, aos 10 e Anderson Aquino aos 35 minutos do segundo tempo

Renda: R$ 146.090,00

Público: 8.460 pagantes

PSD de Kassab usa dirigentes partidários de outras siglas

Claudio Humberto

Além de ter apresentado assinaturas repetidas e até de pessoas que já morreram para obter registro no Tribunal Superior Eleitoral, o PSD do prefeito Gilberto Kassab também possui fundadores de fachada. Ex-integrantes do PRTB, o deputado estadual Vinicius Azevedo Gurgel (AP) e José Antonio Vitti (GO) assinaram ata de fundação do PSD, mas são filiados a partidos diferentes. Gurgel integra o PR e Vitti, o DEM. As informações estão no blog do jornalista Cláudio Humberto.

Conselho de Ética analisa situações de Bacelar e Protógenes


Congresso em Foco

O Conselho de Ética da Câmara se reúne na próxima quarta-feira (9) para analisar a abertura de duas representações contra deputados: Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e João Carlos Bacelar (PR-BA). O colegiado vai definir os relatores que terão a tarefa de examinar as respectivas denúncias e, então, propor ou não a instauração de um processo de perda de mandato. O relator também pode sugerir penas mais brandas, como a suspensão do mandato.

Essa, aliás, é a recomendação da Corregedoria Parlamentar em relação a Bacelar. O deputado baiano é acusado de nepotismo. Já Protógenes é alvo de uma representação do PSDB que alega que ele teve contatos que contrariam a ética e o decoro parlamentar com o araponga Idalberto Martins, o Dadá, preso na Operação Monte Carlo como um dos auxiliares do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

sábado, 5 de maio de 2012

Professora de Pedagogia da UFPR é denunciada por racismo


Blog do Algaci

Duas alunas do segundo ano do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, denunciaram uma professora do mesmo curso por racismo, na quinta-feira (3). Elas registraram um boletim de ocorrência (B.O) no 1º Distrito Policial (DP) e alegaram injúria discriminatória, segundo o delegado Vinícius Borges Martins.

Elas prestaram depoimento e contaram que a ofensa ocorreu no dia 11 de abril durante o intervalo de uma das aulas. Segundo as jovens, a professora passou e disse a frase: "Duas macaquinhas comendo banana", enquanto as alunas lanchavam dentro da sala de aula", contou o delegado, em entrevista , na manhã desta sexta-feira (4). Segundo a UFPR, no dia 20 de abril, em uma reunião entre as alunas, a professora e representantes do setor de Educação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), a professora pediu desculpas a afirmou que foi um "comentário infeliz".

"Eu estranhei porque nós não temos nenhuma intimidade com ela. Estávamos comendo e de repente ela chegou e disse: "Que bonitinho, duas macaquinhas comendo banana". Nós ficamos sem reação, até porque não estávamos sozinhas na sala", comentou uma das ofendidas, que preferiu não se identificar.

A estudante disse ainda que depois do comentário da professora, ela chegou a comentar com uma aluna que tinha esquecido um texto, foi quando a professora soltou outra frase. "Ela falou: "O texto você esquece, mas a bananinha não né?", relatou.

O advogado das alunas André Nunes da Silva disse que o que a professora disse configura crime racial, e que por isso, as alunas pretendem processá-la. "Elas disseram que ficaram em uma situação muito constrangedora e que acima de tudo, não conseguiram admitir o desrespeito".

 

Vereador londrinense continua detido pela Justiça

Folha de Londrina

O vereador Eloir Valença (PHS), indiciado pelo crime de corrupção passiva e formação de quadrilha, teve a prisão temporária revogada, mas, por enquanto, não deve voltar para a Câmara de Londrina. O juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Luiz Eduardo Asperti Nardi, decidiu pelo afastamento do parlamentar do cargo, por entender que ''o retorno do indiciado ao exercício do mandato de vereador é o único fator de risco concreto que sua liberdade pode oferecer a instrução criminal''.

Desta maneira, o magistrado atende, parcialmente, o pedido feito pelo delegado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Alan Flore, de prisões preventivas de Valença, do diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho, e do chefe de Gabinete do prefeito Barbosa Neto (PDT), Rogério Lopes Ortega, detidos desde terça-feira. Estes dois últimos vão seguir presos preventivamente.

Twitter entra na mira do TSE para as eleições

 
Redação

Sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberaram recentemente que, assim como as propagandas na TV e no rádio, pré-candidatos não podem veicular mensagens eleitorais pelo twitter.

A decisão se deu em meio ao julgamento do recurso do ex-candidato Índio da Costa (DEMRJ), vice de José Serra (PSDB-SP) em 2010, multado em R$ 5 mil por ter feito propaganda eleitoral do tucano em sua conta pessoal, antes do período permitido por lei. Mantido o veredicto, antes de 6 de julho, políticos e partidos estão vetados de tuitar com fins eleitoreiros.

Quatro dias após a decisão, o senador Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, comunicou publicamente – ironicamente ou não, através de sua conta no Twitter – que entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a decisão. "O problema da rede é que ela é algo coloquial, as pessoas participam por livre e espontânea vontade e querer controlá-la é querer controlar o diálogo entre duas pessoas livres."

A pré-candidata à prefeitura de São Paulo, Soninha Francine (PPS-SP), e integrante da lista dos dez Twitters políticos mais influentes do país, segundo levantamento da Burson-Marsteller, faz coro com o senador. "Não sou só eu quem se prejudica, mas todo o processo. A internet não é concessão pública e, além disso, reduz a desigualdade entre os candidatos, porque não depende de tanto dinheiro", argumenta.

Tarifaço do Detran é ilegal e está suspenso pela Justiça

Redação

Por maioria de votos, 11 a 9, o Orgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná acatou a liminar apresentada pela bancada da Oposição que declara inconstitucional a vinculação das taxas do Departamento de Trânsito do Paraná(Detran/PR) ao Fundo Estadual de Segurança Pública e ao Departamento de Estradas de Rodagem(DER). Os desembargadores entenderam que o governador Beto Richa não pode, por um ato unilateral, remanejar os recursos arrecadados pelo Detran,na medida que as taxas arrecadas pelo Òrgão são espécies tributárias que tem finalidade específica, o exercício de poder de polícia ou o custo de serviço público, a elas vinculadas.

A bancada da Oposição, autora da Ação Direta deInconstitucionalidade(ADI) contra o tarifaçodo Detran, aguardará a publicação do acórdão no diário oficial de justiça paraverificar os efeitos práticos da decisão. "O governador não poderá remanejar os recursosarrecadados pelo Detran conforme a suaconveniência", disse o líder da Oposição, deputado Elton Welter(PT).

Assinam a ADI os deputados Enio Verri, LucianaRafagnin, Elton Welter, Péricles de Mello, Professor Lemos,Tadeu Veneri,Toninho Wandscheer, do PT, além de Anibelli Neto, do PMDB. O senador RobertoRequião, do PMDB, também subscreve a representação ao Ministério Público.

Requião sai em defesa da candidatura de Greca

Redação

A pré-candidatura de Rafael Greca a prefeito de Curitiba pelo PMDB dará densidade à discussão política, "com boas possibilidades de vitória. Curitiba merece o melhor". A manifestação é do senador Roberto Requião, presidente do PMDB da capital, confirmando seu apoio ao nome do ex-prefeito da capital.

Pelo twitter, Requião defendeu uma postura critica do PMDB em Curitiba e também comentou as alianças que vem acontecendo para as eleições de outubro.
Requião também fez questão de destacar a experiência do ex-prefeito, que foi também deputado estadual e federal, secretário de estado, ministro e presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). "Rafael é o melhor de todos (os nomes) cogitados, somará sua experiência pessoal com a do PMDB. Estamos respeitando nossa cidade", destacou.
Requião deixou clara sua opinião sobre como o partido deve atuar na próxima eleição: "Nosso Pmdb manterá posição honesta e construtiva com nossa Curitiba, não entramos em maracutaias, como diria, no caso, o Lula. Perseverar".
Em outra mensagem, o senador abordou a política de alianças que outros partidos vêm adotando no período que antecede a campanha eleitoral. "(O) PMDB trata Curitiba com seriedade e não com conchavos oportunistas. Nossa cidade exige responsabilidade e propostas para o povo", frisou.
Requião também comentou as recentes aproximações políticas de ex-adversários no Congresso Nacional, que agora prometem caminhar juntos. "Sem duvida as constrições eleitorais de partidos em Ctba são, além de rigorosamente imorais, tristes e medíocres".

"Atenção moleques da política, nossa Curitiba vai lhes dar dura resposta. Nossa cidade não é seu brinquedo", concluiu o senador.

Rafael Guazelli tem pré-candidatura lançada para Prefeitura de Campo Magro

Julio Cesar Lima

O Partidão, PCB, terá candidatura própria em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. Esse é o caminho apontado pelo lançamento da pré-candidatura de Rafael Guazelli, advogado e presidente da legenda no município.

O lançamento de seu nome, que deve ser confirmado na convenção de junho, acontece neste sábado, a partir das 19 horas, na Igreja do Bairro Boa Vista, na Rodovia do Cerne, em Campo Magro. "Esse é um primeiro passo que daremos. O objetivo é integrarmos toda a população em torno de debates e posteriormente ações a serem aplicadas no município", disse Guazelli.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bibinho e Abboud recebem multas por falta de dados da Alep

Redação

A falta de alimentação obrigatória do Sistema Estadual de Informações (SEI) levou o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a aplicar multa a Abib Miguel e Eron Abboud, que ocuparam o cargo de diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado nos anos de 2009 e 2010. Ambos receberam multa administrativa de R$ 654,23. A decisão foi aprovada na sessão de quinta-feira (3).
Sistema informatizado que reúne informações dos órgãos públicos estaduais, o SEI é a principal fonte de dados relativos a recursos humanos, licitações, contratos, despesas com comunicação, obras e execução orçamentária. A conclusão do Tribunal foi de que a omissão da Assembleia prejudicou o trabalho de controle externo exercido pelo órgão.
A falta das informações obrigatórias foi apontada em Comunicação de Irregularidade apresentada pela Segunda Inspetoria de Controle Externo que, entre outros órgãos, fiscalizou o Poder Legislativo no biênio 2009-2010. Com base nesse apontamento, o TCE abriu Tomada de Contas Extraordinária (Processo 387036/10), relatada pelo conselheiro Heinz Herwig e aprovada, por unanimidade, na sessão plenária de 19 de abril.
Além da aplicação de multa aos ex-diretores, o Tribunal decidiu instaurar novo processo de Tomada de Contas, para apurar se a omissão no envio das informações ocorreu também nos exercícios posteriores a 2010. Também determinou o envio de cópias do processo atual ao Ministério Público Estadual, para que aprecie eventual ocorrência de ato de improbidade administrativa.
Cabe Recurso de Revista da decisão do Tribunal Pleno. O prazo é de 15 dias após a publicação do acórdão no periódico Diário Eletrônico do TCE, veiculado de segunda a sexta-feira no site do órgão:www.tce.pr.gov.br.